GIF 728x90 - Suplementos

Plasma sanguíneo extraído de jovens para o tratamento de Alzheimer.

Os resultados de um estudo que investigue se o plasma sanguíneo extraído de jovens podem reverter os efeitos da doença de Alzheimer. Infelizmente, parece que a técnica não tem todo o potencial que muitos esperavam. Mas os cientistas que estão por trás do trabalho são rápidos para notar que a pesquisa ainda está em seus estágios nascentes.

Dentro deste estudo, um grupo de pessoas idosas com doença de Alzheimer recebeu injeções semanais de plasma sanguíneo de pessoas entre 18 e 25 anos. Embora algumas melhorias tenham sido registradas, os efeitos do tratamento não foram significativamente pronunciados.

Plasma sanguíneo extraído de jovens para o tratamento de Alzheimer

Os participantes do estudo não apresentaram melhores resultados, em testes cognitivos  após o recebimento de injeções durante um longo período de tempo. No entanto, uma pesquisa de cuidadores indicou que houve melhorias em termos de capacidade para realizar tarefas diárias, como preparar alimentos ou viajar.

Sangue Jovem

Dúvida foi lançada neste estudo por causa da eficácia da eficácia do tratamento. Inicialmente, um grupo de pacientes deveria receber um placebo salino e outro seria injetado com plasma. Depois de várias semanas, eles mudaram. Mas este plano foi descartado depois que vários participantes abandonaram.

Em vez disso, os demais participantes receberam plasma por quatro semanas. Isso foi comparado ao efeito placebo do primeiro estudo. Entre os resultados do estudo e ofato de que os cuidadores podem estar predispostos a observar melhorias quando não existem. Está sendo argumentado que o estudo está longe de ser conclusivo.

Alkahest, a empresa de tecnologia que financiou o estudo, encontra os resultados encorajadores. Novos ensaios devem ser realizados para determinar se o tratamento é ou não viável.

Outro estudo levará um passo adiante e usará apenas a parte do plasma sangüíneo que contém fatores de crescimento. Assim o que provou ser mais efetivo nos testes em animais. Há também planos iniciais para testar um maior número de pacientes com Alzheimer. No entanto incluindo pessoas com uma forma mais grave da condição, com uma variedade de diferentes doses.

Ainda há perguntas que precisam ser respondidas antes de sabermos quão eficazes as injeções de plasma realmente são. Apesar disso e os resultados inconclusivos e aparentemente ineficazes, o procedimento  está sendo oferecido comercialmente, com preços de até US $ 8.000 para um tratamento de dois dias.