Anubz no II FBGA

Por Henrique HeinCedoc/RAC

Publicado em https://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/05/campinas_e_rmc/672339-forum-sera-evento-carbono-zero.html

Integrar, estimular e articular iniciativas diversas que visam não só fortalecer a gestão ambiental pública e privada, mas promover a sustentabilidade.

Esse é o grande objetivo do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA) — reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como o evento de maior cunho ambiental do Brasil, e que acontecerá pela segunda vez na cidade de Campinas, entre os dias 26, 27 e 28 de junho, no Centro de Exposições Expo Dom Pedro.

As inscrições gratuitas estão abertas por meio de site Parceira da FBGA desde a primeira edição do fórum, a Anubz Innovative Solutions — que criou uma plataforma que faz a identificação digital de árvores: a Árvore na Caixinha (AnC) — será a grande responsável por viabilizar um inventário de carbono durante o evento.

“Realizaremos o que chamamos de inventário de emissões de escopo 1, que engloba as emissões diretas derivadas do uso de energia elétrica, água e geração de resíduos decorrentes dos três dias do evento”, explica o CEO da Anubz, Rodolfo Ramos.

Para isso, a empresa colocará em prática a ação ambiental compensatória escolhida para neutralizar o total de CO2 equivalente necessário para tornar a FBGA 2019 um “evento carbono zero”, por meio da distribuição de 250 unidades de AnC ao longo do fórum.

Ramos explica que a Árvore na Caixinha engloba uma muda de árvore nativa e uma tag com QR Code para identificação digital da planta, dispostas em uma linda embalagem de papelão 100% reciclável.

Entre as mudas que serão entregues no evento estão árvores de pequeno a grande portes, ornamentais e frutíferas, entre elas ipê, jequitibá e pitangueira. “Apesar de ser necessário medirmos o consumo para então calcularmos as emissões de fato geradas, estimamos que com as 250 árvores nativas teremos um saldo positivo baseado nas emissões da última edição do FBGA”, aponta Ramos.

Evento

Ao todo, mais de 70 expositores apresentarão ideias e ações inteligentes em prol do meio ambiente para um público de quase 15 mil pessoas.

O evento reúne organizações públicas de várias esferas do governo, entidades não governamentais e empresas privadas e mistas.

Serão mais de 100 prefeitos, 400 secretários municipais de Meio Ambiente, além de outras autoridades do setor.

Nos dias do evento, os participantes abordarão os desafios políticos, técnicos e financeiros que podem ser implantados nos municípios para melhorar a qualidade vida dos brasileiros a curto, médio e longo prazo, em áreas estratégicas como: abastecimento de água, conexão com a natureza, bem-estar e a melhoria da saúde física e mental das pessoas, a restauração ambiental e revitalização dos espaços urbanos e o enfrentamento às mudanças climáticas.

As soluções inteligentes serão expostas por meio de inúmeras palestras, seminários, workshops, rodadas de negócios e exposições tecnológicas.

A área de exposição do fórum contará com um stand aberto ao público que mostrará as ações de conservação da biodiversidade realizada pelos municípios para o fortalecimento do meio ambiente.

As inscrições para o Fórum Brasil de Gestão Ambiental são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.fbga.com.br, ou então, ligar para o telefone (19) 4101-7373. O evento tem organização do Grupo RAC e da Stem Cell Participações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.