Geração de divisas pra Campinas e RMC

É com satisfação que a organização do Fórum Brasil de Gestão Ambiental apresenta a você os números e informações oficiais do II FBGA 2019.

Resultados gerados durante os dias 26, 27 e 28 de Junho de 2019 o II FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental

  • Aproximadamente 10 mil visitantes;
  • 70 expositores;
  • Mais de 5 milhões em geração de negócios;
  • Aproximadamente 500 autoridades dentre prefeitos, secretários, vereadores e deputados estaduais/federais;
  • Audiência global através de parceiros ligados a relações internacionais, tais como GIZ, AFRIBRAZ, MCM Mídia Ásia e Fórum de Internacionalização de Empresas (que realizou sua 8ª Edição dentro do II FBGA 2019);
  • Representantes de todos os estados da federação brasileira;
  • Representantes de mais de 20 países (México, Alemanha, Argentina, Chile, Paraguai, China, Dinamarca, Colômbia, Angola, Itália, Suíça, Israel, Japão, Portugal entre outros);
  • Movimentação econômica da cidade de Campinas / SP através de redes hoteleiras, restaurantes e transporte aéreos e terrestres. Além da geração de empregos direto e indireto durante os 3 dias de evento;
  • Mais de 38 instituições, associações e organização atuantes em assuntos relacionados ao meio ambiente, incentivaram e apoiaram o acontecimento do II FBGA 2019;
  • 53 atividades entre palestras, debates, premiações e seminários.

Principais atividades programação II FBGA 2019

Segurança Hídrica: uma agenda estratégica para os municípios frente às mudanças climáticas

Desafios e oportunidades para a agenda de Segurança Hídrica no Brasil. À luz dos impactos das mudanças climáticas, serão apresentadas diferentes perspectivas sobre o protagonismo dos municípios, suas competências e experiências práticas na gestão local da água e do saneamento.

A proposta do debate é superar a compreensão geral de que segurança hídrica significa aumento da oferta d’água e propor estratégias e abordagens complexas e inovadoras para promoção de uma nova cultura política de cuidado com a água

PROMOÇÃO: Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS.

Diálogos sobre áreas protegidas locais

Diálogos sobre Áreas Protegidas Locais: Marco institucional, Mecanismos de financiamento, Ofertas de informação e capacitação para municípios pretende estimular durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA) a articulação de municípios em favor da conservação da biodiversidade.

O espaço permitirá intercâmbio de ideias e debates sobre a contribuição das unidades de conservação municipais para a conservação da biodiversidade, os benefícios que essas áreas protegidas conferem aos municípios e os mecanismos sustentáveis de financiamento existentes para o apoio à gestão.

Além disso, pretende informar os representantes municipais sobre as ofertas de capacitação disponíveis para a gestão de áreas protegidas.

No Brasil, as unidades de conservação municipais são parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei 9.985/2000) e, como parte integral de uma paisagem mais abrangente, contribuem efetivamente para a conectividade ecológica e a conservação da biodiversidade.

PROMOÇÃO: Departamento de Áreas Protegidas/Secretaria de Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente – DAP/SBio/MMA e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Adaptação à mudança do clima no Município: Ferramentas, metodologias e abordagens estratégicas

Os impactos da mudança do clima tendem a acentuar problemas socioambientais urbanos associados a padrões de desenvolvimento e transformação do espaço. Os municípios brasileiros precisam construir resiliência diante da intensificação de eventos climáticos.

O desenvolvimento de ações de planejamento em municípios com base em abordagens integradas que respondam aos desafios de considerar ações e programas setoriais de maneira coordenada e sinérgica, e seus impactos sobre a dinâmica de uso e transformação do espaço urbano é possivelmente a maneira mais efetiva de adaptação no contexto municipal.

Ganham relevância abordagens sistêmicas que tratem as dificuldades atuais, e, ao mesmo tempo, antecipam respostas a problemas futuros. Essa abordagem integrada se torna viável na medida em que o conhecimento científico avance, as incertezas a respeito da mudança do clima diminuem e que juntos permitam a tomada de decisão e ação local.

A atividade objetiva reunir iniciativas e alguns dos principais atores que atuam sobre o tema de adaptação no Brasil na escala municipal. A ideia é compartilhar experiências sobre ferramentas, metodologias e abordagens elaboradas até o momento, identificar desafios e êxitos em sua aplicação,identificar oportunidades de trabalhos conjuntos para sanar as lacunas bem como avançar nas ações e medidas de adaptação nos municípios brasileiros.

PROMOÇÃO: Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Desafios de gestão ambiental para cidades Globais

Discussão sobre resultados de estudos e atividades no âmbito do Programa USP – Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Os temas abordados são:

  • Arborização e soluções baseadas na natureza;
  • Planejamento urbano ambiental no contexto de mudanças climáticas;
  • Relevância do Pacto Federativo no contexto dos municípios

PROMOÇÃO: Programa USP Cidades Globais – Instituto de Estudos Avançados/USP.

Prêmio Destaque em Gestão Ambiental

No ano de 2018, a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, promoveu a organização de uma lista de municípios que se destacam na gestão ambiental, visando fomentar a implementação de políticas públicas ambientais locais.

As indicações foram feitas pelos órgãos estaduais de meio ambiente e, neste ano de 2019, a ANAMMA assumiu a condução desse processo e, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos, irá promover a entrega do Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal para todos os municípios previamente indicados, incluindo ainda nessa lista os municípios que compuseram a Diretoria Nacional da ANAMMA nessa última gestão.

PROMOÇÃO: ANAMMA Nacional e Frente Nacional de Prefeitos.

Articulando Agendas Globais em Agendas Locais

Incrementar a resiliência local mediante a integração do enfoque de Adaptação Baseada em Ecossistemas (AbE) em municípios prioritários no México e no Brasil, articulando para direcionar suas agendas locais às globais de mudança do clima, conservação de biodiversidade, desenvolvimento sustentável e redução de riscos e desastres

PROMOÇÃO: ANAMMA Nacional.

Seminário sobre o Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental e Impactos nos Municípios

Projeto de Lei sobre Licenciamento Ambiental em tramitação a mais de 10 anos na Câmara dos Deputados, apresentou diversas versões de diferentes relatores, a maioria deles apresentando problemas quando se trata de aplicação no âmbito dos municípios. O quadro se agravou com a Lei Complementar 140/11 nesse momento o Projeto de Lei 3729/2004 está em tramitação para apresentação e votação em regime de urgência em Plenário da Câmara dos Deputados pelo Deputado Rodrigo Maia.

A Frente Parlamentar Ambientalista lidera movimento pela participação da sociedade nessa matéria e acredita que os municípios, entes do SISNAMA, tem papel fundamental nesse debate e proposições para garantir processos democráticos de envolvimento direto dos Conselhos de Meio Ambiente e os Órgãos de Gestão locais no Licenciamento Ambiental

PROMOÇÃO: Frente Parlamentar Ambientalista.

Carta de Campinas

A ANAMMA convida todos os parceiros e correalizadores do II Fórum Brasil de Gestão Ambiental para juntos discutirem os resultados do evento e os encaminhamentos em defesa da gestão ambiental para os próximos anos

PROMOÇÃO: ANAMMA.

Dados fornecidos por: II FBGA 2019 – Organização.

Empresas participantes II FBGA 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.