ANAMMA está no II FBGA 2019

0
3644
ANAMMA II FBGA

Gestão ambiental para cidades sustentáveis

Organizadores: Andrea Cristina de O. Struchel, Rogério Menezes

No. de páginas: 208 | Formato: 16 x 23 cm | Preço: R$ 72,00

ISBN: 978-85-7975-322-0| Acabamento: brochura

As cidades, no mundo, se converteram em protagonistas na busca pela sustentabilidade; ou seja, se inseriram em uma agenda de governança ambiental em que o desenvolvimento visa satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades.

Frente a desafios urbanos crescentes, como poluição, impactos climáticos e demanda por serviços e infraestrutura, Gestão ambiental para cidades sustentáveis leva ao leitor, desde os instrumentos de gestão ambiental (indicadores de sustentabilidade, legislação ambiental municipal, licenciamento ambiental e fiscalização), passando pelas políticas públicas e gestão de áreas específicas, até uma discussão crítica, com propostas sobre gestão ambiental, e os caminhos para que municípios superem dificuldades em suas ações em prol da sustentabilidade.

A obra visa oferecer uma contribuição, pautada por análises interdisciplinares o que interessa ao público das mais diversas áreas: arquitetura, engenharias, biologia, ecologia, geografia, geologia e demais gestores ambientais.

Sobre os organizadores

Andrea Cristina de Oliveira Struchel possui graduação em Direito e mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e especializações em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (ESMP) e em Direito Processual pela Universidade da Amazônia (Unama). Leciona na Escola de Governo do Servidor da Prefeitura Municipal de Campinas desde 2013 e no Curso de Especialização em Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Senac Campinas. Pela PUC Campinas, ministrou aulas no Curso de Especialização em Gestão Pública, entre 2008 e 2014, e também no Curso de Extensão em Direito Ambiental, entre 2005 e 2007.

Rogério Menezes graduou-se em Oceanografia e é Mestre em Ciências/Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande-RS. Foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marília e Secretário do Meio Ambiente de Diadema; vice-presidente do Comitê de Bacias Aguapeí-Peixe; Coordenador de Recursos Hídricos e Secretário Adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo; e coordenador-adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias. É secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas desde 2013 e presidente nacional eleito da Anamma, associação que reúne os gestores ambientais dos municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.