SOS Mata Atlântica. II FBGA. Imagem destacada: Cedoc/RAC

Por Renato Piovesan/AAN

Apenas em Campinas, são 2.121 hectares de Mata Atlântica preservados, uma área que equivale a 3 mil campos de futebol o que inclui a reserva da Mata Santa Genebra.

Verde é vida

Presente em 3.429 municípios de 17 estados, a Mata Atlântica é o bioma mais próximo dos cidadãos brasileiros.

Imagem fonte: g1.globo.com

Só em Campinas, são 2.121 hectares de Mata Atlântica, uma área que equivale a 3 mil campos de futebol.

Mas o que parece muito na verdade traz uma preocupação por trás. Esses 2.121 hectares representam só 2,67% do que havia originalmente na cidade.

É reflexo de um problema que ocorre no Brasil todo. 90% do bioma já foi afetado diretamente com o crescimento das cidades e a crise econômica, que inibe investimentos em gestão ambiental.

É visando alertar a população e os governantes sobre a questão que a Fundação SOS Mata Atlântica vem a Campinas para levantar o debate sobre o futuro do bioma durante a segunda edição do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA).

A organização não-governamental (ONG) SOS Mata Atlântica é uma das 70 expositoras do evento neste ano.

São esperados mais de 100 prefeitos e 400 secretários municipais de Meio Ambiente.

A intenção da SOS Mata Atlântica será chamar a atenção das autoridades para dados alarmantes.

SOS Mata Atlântica - II FBGA

Um exemplo é que, atualmente, 80% do que resta de Mata Atlântica está em áreas particulares, por isso, a conservação local por meio dos proprietários e a gestão pública, por meio de áreas protegidas e uma gestão ambiental eficiente, são fundamentais, na visão da SOS Mata Atlântica.

A segunda edição do FBGA ocorre de 26 a 28 de junho no Expo D. Pedro, em Campinas, com programação pela manhã, tarde e noite.

No dia de abertura do evento, a agenda começa com uma recepção de boas vindas às 8h30, seguida da abertura oficial, com a presença de autoridades e organizadores.

Na parte da tarde, são 16 eventos programados. O dia 27 ainda terá 21 atrações e, no encerramento, dia 28, serão outras 19.

Fórum Brasil de Gestão Ambiental

A expectativa é de público superior a 12 mil pessoas, reunindo em três dias organizações públicas de várias esferas do governo, entidades não governamentais e empresas privadas e mistas.

O objetivo integrar, estimular e articular as diversas iniciativas que visam ao fortalecimento da gestão ambiental pública e privada e à promoção da sustentabilidade.

Na primeira edição do evento, realizada em 2017, cerca de 8,5 mil visitantes de todos os Estados brasileiros, além de outros dez países, marcaram presença.

As mais de 60 empresas expositoras declararam negócios da ordem de R$ 3 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.