GIF 728x90 - Suplementos

Resultado de imagem para GRIPES E RESFRIADOS

Embora sintomas comuns de alergias e resfriados como espirros, nariz entupido e dor de cabeça sejam chamados popularmente de gripe, a doença causada pelo influenza aparece com bem menos frequência ao longo da vida. O sistema imunológico, é de extrema importância no combate a microrganismos invasores como bactérias, vírus, protozoários e fungos. No entanto, fatores como estresse, poluição, toxinas, exposição a substâncias químicas, má alimentação, insônia e tabagismo podem enfraquecer o sistema imunológico, resultando em um organismo vulnerável aos microrganismos causadores de certas doenças, as chamadas doenças oportunistas como gripes, resfriados e alergias, que em geral não afetariam indivíduos com um sistema imunológico reforçado.

Quem está gripado precisa adotar alguns cuidados para se recuperar o mais rapidamente possível. Segue algumas dicas para se livrar  dos sintomas gripe e do resfriado:

Resultado de imagem para GRIPES E RESFRIADOS

  • Mantenha os pés sempre aquecidos;
  • Ingira alimentos quentes, pois aliviam os sintomas da dor de garganta, que costuma aparecer junto com o resfriado;
  • Evite ficar próximo de pessoas que já foram contaminadas com o vírus da gripe ou resfriado;
  • Lave as mãos com água e sabão frequentemente;
  • Crianças ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico, por isso estão mais propensas a pegarem o vírus da gripe e do resfriado. Mantenha atenção nos pequenos e não deixe de levá-los ao médico;
  • Em caso de piora dos sintomas da gripe ou resfriado, procure orientação médica;
  • Faça refeições equilibradas com frutas, legumes e verduras para fortalecer o sistema imunológico;
  • Descanse! O sono contribui para a recuperação do corpo;

Nós só conseguimos oferecer aos outros aquilo que temos dentro de nós. Logo, se estivermos preenchidos de amor, alegria, paz, contentamento e positividade, é isso que vamos dar para as pessoas.

Como tratar os sintomas da gripe e do resfriado

Ao contrario do muitos falam por aí, a gripe não é um sinal que estamos nos agasalhando mal e sim que a nossa imunidade não anda bem. Não podemos esquecer que a gripe é causada por um vírus. Conforme as temperaturas ficam mais baixas temos o costume de procurar locais mais fechados, o que favorece a transmissão de uma pessoa para outra.

As mãos são o maior veículo de contaminação da gripe, tanto em dias frios como em dias quentes. A não ser que sejam lavadas cuidadosamente cada vez que a pessoa assuar o nariz, o vírus fica durante algum tempo nas mãos e passará no aperto de mão para outra pessoa que, sem querer, coçará o nariz e fechará o ciclo. Confira o que fazer:

Beba bastante água

Ingerir muita água é importante para aliviar a coriza e ajudar na eliminação das secreções respiratórias. Beba ao menos 2 litros de água ou chá natural por dia.

Cuide da alimentação

Embora a gripe cause perda importante do apetite, alimentar-se adequadamente é fundamental para a recuperação rápida. Coma muitas frutas, verduras e legumes em todas as refeições. As frutas ricas em vitamina C, como goiaba, laranja e acerola, são excelentes para recuperar a energia e fortalecer a imunidade. A dupla feijão e arroz, que deve estar presente no almoço, também ajuda a recuperar o organismo.

Sopas e caldos também são recomendados. Além de nutritivo, o alimento exala um vapor quente que ajuda a aliviar a coriza e o desconforto respiratório. Escolha as versões feitas em casa com legumes e verduras, feijão, lentilha, grãos, canja de galinha ou com carnes magras e batata, pois contêm maior quantidade de vitaminas e minerais.

Repouse

repouso é fundamental para a boa recuperação do organismo durante uma infecção como a gripe. Durma pelo menos oito horas por dia e evite ficar muito tempo de pé ou realizar caminhadas. Os exercícios físicos também devem ser evitados durante a gripe. 

Também é importante evitar o contato com outras pessoas, já que o vírus pode ser propagado por gotículas de saliva ou secreção nasal suspensas no ar. E sempre que precisar espirrar ou tossir, lembre-se de utilizar um lenço e tapar boca e nariz para evitar espalhar o vírus no ambiente.

Agasalhe-se!

A gripe é mais comum durante o inverno, principalmente nas regiões onde a estação é bem definida. Por isso, quem está gripado durante a estação mais fria do ano precisa se agasalhar muito bem para proteger o corpo e diminuir o desconforto trazido pela eventual febre.

A excelente notícia é que a a Mãe Natureza nos deixa com muitas opções de tratamentos naturais contra as gripes e resfriados. O xarope é um das alternativas mais usadas, pela prática e também por ser bastante eficaz em combater os sintomas e melhorar a imunidade do organismo.

Combatendo a gripe com alternativas naturais

O xarope natural é um das alternativas mais usadas, pela prática e também por ser bastante eficaz em combater os sintomas e melhorar a imunidade do organismo.

Segue uma opção de xarope natural bem  simples pra você fazer em casa e não ser surpreendido nos dias frios.

Xarope de agrião com mel

Ingredientes:

  • 1 maço de agrião
  • 2 colheres de mel
  • ½ xícara de água

Como fazer:

Bata o maço de agrião no liquidificador e, em seguida, extraia o líquido com um coador. Adicione o mel, misturando bem para que fique líquido. Bata no liquidificador, se necessário. Tome duas colheres de sopa por dia.

Antes de ingerir qualquer medicação não deixe de consultar o médico! Somente o profissional da saúde pode descrever o melhor tratamento para você.

Curta e compartilha nas redes sociais.