GIF 728x90 - Suplementos

Como fazer umectação capilar e os benefícios para o cabelo.

A umectação capilar é um tratamento onde se aplica óleo em todo o cabelo, para nutrir os fios e impedir o aparecimento de frizz e pontas duplas. O objetivo é fazer com que o fio retenha água por mais tempo, permanecendo hidratado, brilhante, macio e nutrido. A longo prazo, as principais vantagens do tratamento são cabelos muito mais saudáveis, com pH equilibrado e protegidos da oxidação de radicais livres.

Como fazer umectação capilar e os benefícios para o cabelo

Os óleos mais usados para umectação são: óleo de coco, abacate, argan, rícino, amêndoa, semente de uva e óleo de oliva. Ela pode ser feita em cabelos secos, lisos, crespos, oleosos, grisalhos, quimicamente tratados, etc.

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar brilho ao cabelo, ele fica mais macio e definido. Outra vantagem é prevenir a quebra dos fios.

Como fazer a umectação nos cabelos?

Na hora de aplicação, a dica é dividir o cabelo em seções para facilitar que o óleo penetre em todas as mechas e, depois, aplicá-lo da raiz às pontas enluvando cada uma delas com cuidado. Depois disso, é só deixar o produto agir por no mínimo 1  horas antes de retirá-lo na lavagem final.

Passo-a-passo:

Existem diversas formas de usar óleo vegetal nos cabelos. A mais popular é a umectação capilar, que nutre profundamente os fios.

  1. Você pode passar o óleo com o cabelo sujo, ou se preferir lave o cabelo com o shampoo de sua preferência. Se lavar, retire o excesso de água com uma toalha, deixando o cabelo apenas úmido.
  2. Aplique o óleo vegetal de sua preferência, da raiz até as pontas. A quantidade é mínima não precisa encharcar o cabelo. O fio vai absorver apenas o necessário, se passar em excesso, vai ficar oleoso demais.
  3. Deixe agir de 1 a 2 horas.
  4. Lave os cabelos com shampoo. Essa lavagem deve ser bem especial: o shampoo deve ser usado pelo menos 2 vezes para retirar bem o óleo dos cabelos.
  5. Use o condicionador para fechar as cutículas.
  6. Enxágue bem. Use um leave-in e deixe secar naturalmente.

Para manter o seu cabelo saudável, o ideal é que esse processo seja feito a cada 10 dias. Mas se o seu cabelo é cacheado ou afro, 1 vez por semana é a frequência ideal já que esse tipo de fio resseca mais rápido.

 Vitrine