GIF 728x90 - Suplementos

Um aluguel de carro na Europa pode fazer muita diferença na sua viagem dentro dos países.   Por mais que o transporte público no velho continente seja extremamente eficiente, sem carro fica bem complicado de se locomover.

Evite alugar se for visitar majoritariamente grandes cidades. Carro dentro de cidades como Lisboa, Madri, Roma e Londres, por causa do engarrafamentos e estacionamentos caros.

aluguel de carro na europa paris
Paris foto: Shutterstock

Carteira de motorista

A carteira de motorista brasileira vale por até seis meses contando a partir da entrada na Europa. Isso tem base na Convenção sobre Trânsito Viário, de Viena, que o Brasil é signatário. Ou seja, desde que a sua carteira de motorista seja válida, não é necessário tirar a Permissão Internacional para Dirigir.

Na grande maioria das locadoras, é o dono do cartão de crédito utilizado no aluguel que precisa dirigir. Então é bom ficar atento a isso na hora do contrato.

Necessidade do cartão de crédito

Sem cartão de crédito fica impossível alugar um carro. É que o cartão de crédito é usado como garantia. Mesmo que você pague um seguro total, há um valor mínimo que é bloqueado (geralmente 200 a 300 euros), que é devolvido mesmo em caso de algum sinistro.

Estradas, pedágios e parquímetros e multas

Caso alugue o carro numa área de neve, por exemplo, lembre-se de conversar, no momento de pegar o veículo, sobre gelo e neve na pista.

Em geral, as rodovias têm pedágio, na maioria das vezes automático, daqueles que você não paga na hora, mas um sistema contabiliza os valores e te cobra depois.

Para calcular  o custo sua viagem visite este site: Via Michelin e ficar atento nas cidades históricas para evitar as multas e realmente controle seu tempo de estacionamento e sempre pagar os parquímetros. No final das contas, a multa vai chegar para você no Brasil e se não pagar, o risco é não conseguir entrar novamente no continente.

Tipo de veículo: como escolher

Além das diferentes categorias de veículo, dos mais econômicos aos mais caros, também há diferentes tipos de combustíveis que você deve ou não abastecer seu veículo. Sempre pergunte isso no momento da locação, ou você vai chegar no posto de gasolina e não vai saber qual é compatível com seu carro.

Em qual empresa alugar o veículo mais barato?

Recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países

Uma dica extra: lembre-se sempre de marcar a opção “menor preço” para filtrar a busca.

aluguel de carro na europa bulgária
Sofia, Bulgária

Seguro

Existem diferentes tipos de seguro com vários preços, assim como os valores da franquia. Por exemplo, o seguro básico que normalmente está incluído no aluguel obriga a bloquear um valor de mais de mil euros no cartão. O ideal é que você invista no seguro completo. Conforme você compre seguros de maior cobertura, a franquia diminui ou até pode ser zerada, no caso de um seguro mais completo. O básico nãocobrasinistro de 3º, ou seja, você terá que  que arcar com o prejuízo total, causado por terceiros, sendo que  a solução segura é pagar  por um seguro mais completo.

Extras no aluguel

Estão entre os extras do aluguel, pagos por dia: GPS, Motorista Extra, Cadeira de Bebê. Sobre o GPS, você pode alugar ou  baixar os mapas do google maps ofline. Outra sugestão melhor ainda é comprar um chip de viagem no país de destino ou um daqueles chips internacionais. Assim você tem acesso a internet e ao sistema de navegação pelo seu celular mesmo, que saí mais barato que a diária do GPS.

Sobre dirigir em diferentes países e devolução em outro local

Como a Europa é um continente com muitos países pequenos e próximos uns dos outros, é comum que alguém queira alugar um carro para fazer várias cidades ou até mesmo vários países numa mesma viagem. Isso é possível e permitido. Porém, sai mais caro.

Caso você queira cruzar a fronteira com o carro alugado, deve informar no balcão da locadora. Podem haver taxas dependendo da categoria do carro alugado ou do tipo de seguro contratado.

1 COMENTÁRIO